logotipo ence
 
 
 
atividades
 
 
 
 
ico rbe.fw
 
 

Apresentação

O Programa Institucional de Projeto de Pesquisa para Alunos de Graduação (PPAG) atende alunos do curso de graduação que não possam participar do PIBIC, colocando-os em contato com pesquisadores da ENCE e suas linhas de pesquisa, visando despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais, através de sua participação em projetos de pesquisa.

Este programa permite um aprendizado bem diferente daquele obtido nas disciplinas da graduação,  e pode ter aspectos experimentais, teóricos ou computacionais. Nela, o aluno poderá estudar um tópico novo, desenvolvendo sua criatividade e independência acadêmica, sua capacidade de resolução de problemas e sua capacidade expositiva. Participar desta programa é uma experiência muito rica para todos os alunos, tanto para os que pretendem seguir uma carreira acadêmica, como para os que pretendem uma carreira empresarial.

 

Atividades na ENCE continuam acontecendo com ajuda da tecnologia

A ENCE vem mantendo remotamente as atividades de ensino, pesquisa, treinamento, capacitação e gestão, durante o período de isolamento social para prevenção do novo coronavírus.

Isso tem sido possível graças ao empenho e trabalho de excelência de todos os gestores, docentes e servidores da Escola, aliado a um aparato tecnológico, traduzido em plataformas, serviços e aplicativos como VPN, Moodle, WEBEX e Microsoft Teams, disponibilizado pelo IBGE.

Desde  20 março, quando todas as atividades presenciais foram suspensas na ENCE, diversas medidas foram tomadas pela direção da Escola, de forma a mitigar os impactos da pandemia em nossas atividades.

Neste período, diversas reuniões de trabalho têm sido realizadas para tratar de questões associadas ao modo remoto do ensino, da capacitação/treinamento, das atividades científicas e da gestão.

As aulas, em todos os níveis de ensino - graduação, especialização, mestrado e doutorado - foram retomadas desde o dia 11 de maio na forma remota e síncrona, deste modo resguardando a segurança de todos e reduzindo o impacto da pandemia no calendário acadêmico e na vida profissional futura dos alunos. Os docentes têm utilizado, em suas aulas síncronas, diversas soluções tecnológicas garantindo, assim, a qualidade dos cursos e a acessibilidade dos alunos. Esta é uma nova experiência que os discentes estão vivenciando ao participar das aulas, a partir de suas casas, através de computadores e celulares utilizando  tecnologias de informação e comunicação.

 

Grad Grad 2     

 

Pos 2n

 

Nos seminários e nas defesas de TCC, monografia, dissertações, qualificações  e teses, assim como em outras atividades, foram adotadas soluções tecnológicas que têm permitido a realização desses eventos na forma online.

 

Mono Previas2

 

No que diz respeito à capacitação e ao treinamento, têm sido realizadas diversas atividades e desenvolvidos diversos projetos para atender às demandas estratégicas do IBGE como, por exemplo, o treinamento da PNAD-COVID 19 e da PNAD-C.

 

CTA 2 oficina redacao

 

 CTA 1 ONUn

 

Todas estas  atividades e ações traduzem, de forma inequívoca, o compromisso da ENCE na formação de recursos humanos, com a sociedade e como centro de promoção e avanço do conhecimento em suas áreas de atuação, desta forma contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento do país.

Publicações Científicas

Publicações científicas sobre o COVID-19, principalmente relacionadas aos campos de atuação da ENCE.

CCSA. How covid-19 is changing the world: a statistical perspective. Committee for the Coordination of Statistical Activities. Disponível em https://unstats.un.org/unsd/ccsa/documents/covid19-report-ccsa.pdf

Balbo, N. et al. Demography and the coronavirus pandemic. Population and Policy Brief, n. 25, 2020. Disponível em https://population-europe.eu/policy-brief/demography-and-coronavirus-pandemic.

Dowd, J. B. et al. Demographic science aids in understanding the spread and fatality rates of COVID-19. PNAS, v. 117, n. 18, 2020. Disponível em https://www.pnas.org/content/117/18/9696.

Goldstein, J. R.; Lee, R. D. Demographic perspectives on mortality of covid-19 and other epidemics. NBER Working Paper n. 27043, 2020. Disponível em https://www.nber.org/papers/w27043.

Haesbert, Rogério. Desterritorialização sem limites: reflexões geográficas em tempos de pandemia. Boletim ABPC n. 17, 2020. Disponível em
https://cienciapolitica.org.br/noticias/2020/04/boletim-17-desterritorializacao-sem-limites-reflexoes.

Harvey, D. Política anticapitalista em tempos de coronavírus. Jacobin Brasil, 2020. Disponível em https://jacobin.com.br/2020/03/politica-anticapitalista-em-tempos-de-coronavirus.

Medford, A.; Trias-Llimós, S. Population age structure only partially explains the large number of COVID-19 deaths at the oldest ages. OSF Preprints, 2020. Disponível em https://osf.io/kb2zg/.

Noronha, K. et al. Análise de demanda e oferta de leitos hospitalares gerais, UTI e equipamentos de ventilação assistida no Brasil em função da pandemia do COVID-19. Nota técnica CEDEPLAR/UFMG. 2020. Disponível em https://www.cedeplar.ufmg.br/noticias/1223-nota-tecnica-analise-de-demanda-e-oferta-de-leitos-hospitalares-gerais-uti-e-equipamentos-de-ventilacao-assistida-no-brasil-em-funcao-da-pandemia-do-covid-19.

Subramanian, S. V.; James, K. S. Use of the Demographic and Health Survey framework as a population surveillance strategy for COVID-19. The Lancet Global Health, 2020. Disponível em https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(20)30213-8/fulltext.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro